Organização de aprendizagem adaptativa: 15 práticas

EFOCO Soluções em Gestão de Pessoas

Segundo relatório de Josh Bersin, “The Adaptive Learning Organization”, promovido em parceria com a NIIT, uma das principais empresas de consultoria e terceirização de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), empresas que investem em aprendizagem têm maior chance de crescimento.

Artigo publicado originalmente na Revista Huma (ed.28, 2021) Segundo relatório de Josh Bersin, “The Adaptive Learning Organization”, promovido em parceria com a NIIT, uma das principais empresas de consultoria e terceirização de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), empresas que investem em aprendizagem têm maior chance de crescimento. Segundo ele, cada colaborador tem se forçado a aprender de formas além do convencional.


A pesquisa apontou que as Organizações de Aprendizagem Ágil, ou seja, aquelas que investem nas 15 áreas apontadas pelo relatório, têm 59% mais chances de crescer, são 27% mais econômicas e possuem mais engajamento e retenção dos colaboradores. Segundo Josh Bersin, isso mostra que essas práticas se tornaram fundamentais para as companhias.


O relatório mostra que as Organizações de Aprendizagem Adaptativa estão liderando em três áreas críticas: • a capacidade de sentir e analisar as mudanças do mercado externo e interno; • decidir e liderar rapidamente programas e recursos; e • evoluir e transformar sua habilidade de fornecer negócios avançados a partir de soluções de aprendizagem centradas e personalizadas.


O estudo se aprofunda em cada um desses três pontos de interesse, revelando processos que não só já funcionam em organizações centradas na aprendizagem, mas que determinarão o sucesso para as empresas que pretendem crescer nos próximos anos. As práticas são dimensões, habilidades e insights que envolvem cada uma das três áreas.


Se empregadas de maneira integrada, são capazes de produzir uma aprendizagem de alta performance para a empresa, possibilitando adaptação a diferentes cenários do mercado e crescimento do negócio. Confira quais são as 15 práticas de uma Organização de Aprendizagem Adaptativa: 

Bersin acredita que, com foco na aprendizagem adaptável, será possível obter os resultados desejados e continuar em ascensão, sobretudo no cenário atual. Ele finaliza apontando que, com a mudança econômica e de empregos trazidas pela pandemia, além da transformação digital que ocorreu com uma rapidez nunca vista, investir nesse novo modelo de aprendizagem se tornou fundamental.




#efocosolucoes #coopeticao #efoquese #gobeyond

Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
IA em Vendas B2B: A Pergunta Que Ninguém Quer Responder A pergunta incômoda da semana: Se a IA reduz no mínimo15% o tempo de fechamento e automatiza tarefas repetitivas, quantos vendedores da sua equipe continuam fazendo o que uma máquina faz melhor?
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Você realmente tem diferencial ou só acha que tem? 🤔 Muitas empresas acreditam que "atendimento fora da curva" é diferencial. Spoiler: não é. Atendimento é o mínimo esperado. O verdadeiro diferencial é algo que muda a experiência do cliente, resolve problemas antes que ele peça ou entrega valor de forma inesquecível. No meu novo artigo para a newsletter Vendas: Perguntas incômodas, eu mostro como identificar se seu negócio está preso no modo commodity e compartilho 3 formas comprovadas de se diferenciar no mercado, com exemplos reais . 💡 Se você quer descobrir como sair da mediocridade e criar algo impossível de ignorar pelos clientes, reserve 10 minutos ou deixe que seu concorrente faça isso. 💡Se você quer aulas sobre vendas em forma de newsletter semanalmente, assine agora e receba notificação direto no seu e-mail. 👉 Leia agora e transforme sua visão sobre diferenciação
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Quantas oportunidades você tem no pipeline que NUNCA vão fechar porque o cliente não tem budget? Você sabe que elas existem. Mas você não desqualifica. Por quê? Escrevi sobre o medo mais comum (e mais caro) em vendas: o medo de perguntar do orçamento. Spoiler: não perguntar não te salva da rejeição. Só desperdiça teu tempo (e o do cliente).