Não basta ter uma equipe comercial, você precisa ter inteligência comercial

Roberta da Trindade

Artigo escrito em parceria com a Converte Máquina de Matrículas© voltado ao segmento educacional

Estabelecer metas, ter ferramentas adequadas, captar leads, ter uma equipe de vendas, tudo isso faz parte da estrutura comercial, mas quer saber? Isto por si mesmo, não basta. 

Um dos fatores de sucesso no mundo das vendas, envolve a produtividade

do time comercial. Sobretudo quando falamos de times comerciais na área educacional,

 os quais muitas vezes são reduzidos e precisam trabalhar em mais de uma operação

simultânea. Dito isso, afirmo que o processo de vendas inicia muito antes do vendedor

entrar em contato com seu prospect.


Responda sinceramente, como está a qualidade dos leads tratados pelos seus SDR´s, como está o fechamento dos seus vendedores, como está o discurso dos seus consultores para contorno de objeções? Você sabe qual o percentual de matrículas sua equipe perde para a concorrência diariamente?


Ah, sua Unidade Educacional não tem essa estrutura?


Então responda apenas o básico: sua equipe possui métricas e indicadores diários e mensais, como quantidade de atendimentos/dia, percentual de conversão, quantidade de leads diários a serem prospectados, quantidade de candidatos inscritos x alunos matriculados? Sua equipe possui uma rotina de trabalho levando em consideração minimetas?



Você consegue responder rapidamente qual o seu Custo de Aquisição por

Cliente ou do que investe em Marketing, quanto realmente

 vira lead qualificado e depois conversão?


Tem um dashboard de acompanhamento dos resultados do seu time mês a mês? Você têm roteiros preparados para seu time de acordo com o funil de vendas?


Se sua resposta foi não para algumas dessas perguntas, recomendo fortemente pensar em formar uma estrutura comercial inteligente pensada não somente para o presente, mas principalmente para o futuro. A Inteligência Comercial, ou Inteligência Competitiva ou BI- Business Intelligence, é uma área ou mesmo uma pessoa que gera informações para tomada de decisões mais eficientes dentro da sua estratégia comercial. Abaixo algumas das atividades importantes que a Inteligência Comercial, dentro da área educacional, poderá executar:


- Levantamento de lista de prospects mais qualificados;

- Estudo de público-alvo e persona;

- Criação de metas e indicadores, tendo como base histórico;

-Acompanhamento de indicadores da área comercial, por meio de dashboards estruturados;

- Relatórios periódicos para tomada de decisão;

- Monitoramento do mercado;

- Estudo da concorrência;

- Projeção de cenários para a área de educação;


Se a sua escola, polo ou Unidade Educacional não tem esse olhar dentro de suas operações comerciais, é recomendável que comece a ter esse foco. A Inteligência Comercial te ajuda, não somente a viver o presente, mas também a se preparar para o futuro. A área educacional é uma das que mais está mudando e mudará ainda mais. Você consegue hoje saber onde está e para onde vai?


Dentre os papeis da Converte, um é te apoiar na criação de Inteligência Comercial em sua Instituição. Converse com um de nossos especialistas. www.maquinaconverte.com



Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
IA em Vendas B2B: A Pergunta Que Ninguém Quer Responder A pergunta incômoda da semana: Se a IA reduz no mínimo15% o tempo de fechamento e automatiza tarefas repetitivas, quantos vendedores da sua equipe continuam fazendo o que uma máquina faz melhor?
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Você realmente tem diferencial ou só acha que tem? 🤔 Muitas empresas acreditam que "atendimento fora da curva" é diferencial. Spoiler: não é. Atendimento é o mínimo esperado. O verdadeiro diferencial é algo que muda a experiência do cliente, resolve problemas antes que ele peça ou entrega valor de forma inesquecível. No meu novo artigo para a newsletter Vendas: Perguntas incômodas, eu mostro como identificar se seu negócio está preso no modo commodity e compartilho 3 formas comprovadas de se diferenciar no mercado, com exemplos reais . 💡 Se você quer descobrir como sair da mediocridade e criar algo impossível de ignorar pelos clientes, reserve 10 minutos ou deixe que seu concorrente faça isso. 💡Se você quer aulas sobre vendas em forma de newsletter semanalmente, assine agora e receba notificação direto no seu e-mail. 👉 Leia agora e transforme sua visão sobre diferenciação
Por Roberta da 19 de janeiro de 2026
Quantas oportunidades você tem no pipeline que NUNCA vão fechar porque o cliente não tem budget? Você sabe que elas existem. Mas você não desqualifica. Por quê? Escrevi sobre o medo mais comum (e mais caro) em vendas: o medo de perguntar do orçamento. Spoiler: não perguntar não te salva da rejeição. Só desperdiça teu tempo (e o do cliente).